Voltar ao site

Os avanços nos produtos de automação residencial estão tornando mais fácil se sentir mais seguro em nossas casas, automatizar as tarefas de rotina e nos ajudar a entender melhor nosso comportamento.

Mas esses dispositivos “inteligentes” são mais do que aparelhos sofisticados - para os idosos, eles também oferecem a promessa de liberdade. Dispositivos de segurança avançados - como fechaduras de portas com sensor e câmeras de streaming - significam que os jovens no coração podem ficar em suas próprias casas por mais tempo. Enquanto isso, sensores ambientais, como detectores de monóxido de carbono e fogões automáticos, podem alertar os responsáveis ​​pelos riscos potenciais - até mesmo de longe.

broken image

Dispositivos de monitoramento conectados à Web e sistemas de segurança

Existe uma série de serviços de monitoramento integrados por WiFi, projetados especificamente para as pessoas idosas em mente. Muitos deles oferecem leituras completas das atividades de seus entes queridos - e podem incluir insights sobre saúde, serviços de mensagens e acesso a e-mails para que você possa entrar em contato praticamente a qualquer momento. Com um sistema de automação residencial, você pode até integrar câmeras ou sensores de movimento para que os responsáveis ​​ou familiares sejam rapidamente alertados se uma porta for deixada aberta, uma janela for acessada ou se houver movimento em áreas específicas da casa.

Iluminação controlada por voz

 

As quedas podem vir com consequências drásticas - de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família, mais de 90% das fraturas de quadril ocorrem como resultado de quedas. É impossível remover completamente o risco de queda, mas profissionais de saúde concordam que as medidas de precaução, incluindo a iluminação adequada, podem reduzir enormemente os fatores ambientais que causam quedas.

 

Infelizmente, as luzes que são difíceis de operar ou localizadas longe das entradas dos quartos apresentam tantos perigos quanto evitam, e as mudanças naturais em seus idosos que amam a visão de um podem piorar o problema. De acordo com a Fundação Americana para Cegos, os idosos precisam de três a quatro vezes mais luz para realizar tarefas intensivas como leitura, costura e escrita. Além disso, eles podem precisar de mais tempo para se ajustar da escuridão à luz brilhante e vice-versa.

 

Sistemas inteligentes de iluminação podem otimizar a fiação preexistente dos interruptores e dimmers tradicionais e substituí-los por controles de iluminação inteligentes, permitindo que as luzes sejam agrupadas ou que sejam criadas “cenas” de acordo com as necessidades do proprietário. E quando integrados a um dispositivo controlado por voz como o Alexa da Amazon, eles podem facilmente "pedir" que um quarto seja aceso para que não fiquem procurando por interruptores no escuro, aumentando ainda mais a possibilidade de lesões.

Usando a programação “IfThis, ThenThat” (IFTTT)

 

Os instaladores domésticos inteligentes podem ligar vários dispositivos a um sistema de automação residencial e programar acionadores específicos para que ocorram em determinados momentos do dia ou se / quando ocorrer um evento.

Por exemplo, você pode ser notificado se seu ente querido deixar uma porta destravada entre as 23:00 e as 05:00. Você pode ter seu sistema de aquecimento e resfriamento respondendo automaticamente às condições do tempo do lado de fora, ou aumentar a temperatura ou deixá-la com base no nascer ou no pôr do sol. A iluminação de segurança também pode ser ativada quando o pôr-do-sol ou em horários específicos da noite, para que eles não precisem se preocupar em lembrar de ativá-lo todas as noites. Se o seu ente querido tiver problemas de audição, você pode programar as luzes para piscar quando alguém tocar a campainha e um vídeo porteiro pode mostrar quem está na porta para que não corra o risco de atender a porta para um estranho.

 

A futura inovação em serviços de automação residencial pode incluir sensores ambientais mais complexos e superfícies funcionais, como uma cadeira que ajuda a tirar idosos da posição sentada. Certamente, parece que o futuro tem alguns desenvolvimentos promissores, mas, enquanto isso, há uma grande oportunidade de tornar a vida de sua amada mais fácil, mais segura e mais conectada agora.

Adicione o texto do parágrafo aqui.